Paralisia Facial Periférica

A paralisia facial periférica é uma condição onde há danos ou lesões no nervo facial, que é o nervo responsável por controlar os músculos da mímica facial, ocorrendo fraqueza ou paralisia em um lado da face. As causas comuns da paralisia facial periférica incluem infecções virais, como o vírus herpes zóster, trauma, como lesões na cabeça ou no rosto, tumores, ou de forma idiopática (paralisia de Bell). 

Os sintomas ocorrem em um lado da face e incluem dificuldade em fechar um olho ou mover a boca, dor de cabeça, sensibilidade à luz e som, diminuição do paladar e aumento da sensibilidade na área afetada.

O tratamento é feito por uma equipe multidisciplinar incluindo médico neurologista, otorrinolaringologista, oftalmologista, fisioterapeuta e psicólogo.

O tratamento deve ser iniciado o quanto antes. Assim que o paciente iniciar os sintomas deve procurar ajuda médica e logo ser encaminhado para a reabilitação com um fisioterapeuta especializado. Quanto mais cedo começar o tratamento, mais rápida poderá ser sua recuperação e terá menos chances de complicações.

A fisioterapia começa com a avaliação, pois o tratamento é individualizado e o plano terapêutico irá depender da gravidade e da fase da paralisia em que esse paciente se encontra.

É importante que o paciente procure um profissional especializado, pois há muitas intervenções sendo aplicadas de forma errada e sem bases científicas, como por exemplo a massagem com gelo e exercício de mastigar chiclete.

O tratamento quando aplicado de forma adequada, traz conforto imediato ao paciente e ótimos resultados. 

 

*Publicação das imagens autorizados pelo paciente.


mm

Graduada em Fisioterapia pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação, realizou MBA em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Fisioterapia Esportiva. Ainda possui especialização na área de Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular. Cursa o 1º ano da formação de Osteopatia pelo Instituto Docusse de Osteopatia e Terapia Manual (IDOT). É instrutora de Pilates por amor à terapia através do movimento. Rio de Janeiro - RJ


Leave a Reply