O pilates é um método que trabalha o corpo e a mente, tendo como princípios básicos a respiração, o controle do corpo, a concentração da mente e a precisão dos movimentos. Tem os objetivos de promover a reeducação dos movimentos através de exercícios que visam trabalhar o bem-estar global do indivíduo.

O pilates nos traz os seguintes benefícios: correção postural, consciência corporal, equilíbrio, condicionamento físico e mental, melhora da respiração, estimulação do sistema circulatório, flexibilidade, fortalecimento muscular, redução do estresse e ansiedade e diminuição de dores crônicas. Os exercícios são realizados em equipamento e/ou no solo (Mat Pilates), possuindo uma grande variação sem fugir de seus objetivos.

O método é recomendado para qualquer pessoa, de crianças a idosos, do sedentário ao atleta, do paciente com dor crônica ao saudável. O profissional capacitado realiza uma avaliação global no aluno para identificar suas queixas, limitações e objetivos com o pilates. Só assim é possível direcionar a aula de maneira individualizada para cada aluno, de acordo com suas necessidades.