ATM significa articulação temporomandibular. É a articulação responsável pelos movimentos de abrir e fechar a boca e de funções como mastigar e
falar. É localizada a frente de cada orelha, existindo uma de cada lado.

DTM significa disfunção temporomandibular. São disfunções relacionadas a esta articulação (ATM) e ao conjunto de músculos que trabalham para abrir e fechar a boca e para realizar os movimentos da face.

Essas disfunções ainda são pouco conhecidas pela população, embora atinja grande parte dela.

Dor de cabeça, na face e no pescoço, dor e zumbido no ouvido, ruídos ou dificuldade de abrir e fechar a boca, cansaço na região das bochechas, dor de dente irradiando para mandíbula e desvios mandibulares na abertura e fechamento da boca, podem ser sintomas de DTM.

As causas destas disfunções ainda não estão totalmente esclarecidas, mas ao que tudo indica, apresenta um caráter multifatorial, estando associadas a traumas na região da mandíbula ou face, artrites, hiperatividade muscular, hábitos parafuncionais, estresse emocional, e até mesmo o bruxismo.

O tratamento destas disfunções pode incluir uma equipe multidisciplinar: fisioterapeutas, dentistas, fonoaudiólogos, psicólogos, neurologistas e otorrinolaringologistas são alguns dos profissionais que interagem no tratamento, buscando o diagnóstico mais adequado.

A fisioterapia tem grande importância no tratamento da DTM e da Dor Orofacial, pois possui muitos recursos para minimizar os sinais e sintomas e contribuir para melhor qualidade de vida do paciente. Entre esses recursos se destaca a terapia manual, que utiliza das mãos como principal forma de intervenção, através de técnicas de manipulação, mobilização, técnicas de relaxamento muscular, alongamento, massagem, entre outros. Também é usado no tratamento fisioterápico a cinesioterapia, que consiste em exercícios com objetivo de estimular a propriocepção, a produção de líquido sinovial, melhorar a elasticidade e amplitude dos movimentos reduzindo assim o quadro sintomatológico. A eletroterapia (uso de aparelhos como laser, ultra-som e TENS) também é uma forma de tratamento.

E Dor Orofacial?

Dor Orofacial é toda dor da cavidade oral e da face. Esta dor pode estar associada à DTM, dores de dente e de tecidos periodontais, neuralgias, tumores, traumas, doenças autoimunes, etc. Dor na região da cabeça e/ou pescoço também podem estar relacionadas à dor orofacial.

REFERÊNCIAS:
Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial.