O objetivo do Dry Needling, também conhecido como Agulhamento Seco, é desativar fibras musculares tensas que geram dor (“nódulos” musculares), através do estímulo mecânico da agulha.

A dor miofascial está associada a zonas hiperálgicas no músculo, os chamados “pontos-gatilho” (ou trigger points). São pontos doloridos à palpação e causam sintomas locais ou referidos. Por exemplo, um ponto gatilho ativo na cervical pode causar dor de cabeça, ou um ponto no glúteo, pode gerar dores na perna. As causas mais comuns para a ativação desses pontos são o sedentarismo, sobrecarga muscular e desequilíbrios articulares.

O X representa o ponto de dor ativo. A região em vermelho representa a área de dor referida que esse ponto ativo causa, podendo até ser confundida com dor ciática.

O Dry Needling é um tratamento que envolve uma agulha muito fina (semelhante a usada na acupuntura) aplicada sobre a pele para estimular um ponto gatilho. Através do estímulo mecânico da agulha, são liberadas fibras musculares tensas, diminuindo a dor e melhorando a função. Quando realizamos um estímulo local na fibra muscular, melhora a circulação sanguínea e a oxigenação local, causando o relaxamento da musculatura.

Diferente da Acupuntura, o Dry Needling é baseado na neurofisiologia, neuroanatomia e no estudo científico moderno do sistema nervoso e musculoesquelético (segundo COFFITO), com o único objetivo de melhorar a dor e a função muscular.